Para nós do Hosb, que falamos e destacamos a importância da segurança do paciente o ano inteiro, o dia 17/09 é um dia extremamente especial e marcante.
Neste ano, em que o mundo está enfrentando a emergência sanitária da pandemia da SARS-CoV-2, a OMS, através de seus estados – membros, apresenta uma campanha mundial com o tema “Segurança do trabalhador da saúde:
uma prioridade para a segurança do paciente”.
Aqui no Hosb, está em nossa rotina diária proporcionar e contribuir com o cuidado e carinho para pacientes e seus familiares, além de garantir total segurança a todos, incluindo colaboradores e médicos, que são estimulados constantemente pela cultura da qualidade implantados pelo Núcleo de Segurança do Paciente. As ações de prevenções são diretrizes internacionais.
- Identificação Correta dos Pacientes
- Comunicação Efetiva
– A instituição padronizou como, por quem e para quem são transmitidas as informações acerca do paciente
- Melhorar a Segurança dos Medicamentos de Alta Vigilância
– Cirurgia Segura
- Redução do risco de infecções associadas aos cuidados em saúde
– Mesmo quando se adotam todas as medidas conhecidas para prevenção e controle, certos grupos apresentam maior risco de desenvolver uma infecção.
Entre esses casos estão os pacientes em extremos de idade, pessoas com diabetes, câncer, em tratamento ou com doenças imunossupressoras, com lesões extensas de pele, submetidas a cirurgias de grande porte ou transplantes, obesas e fumantes.
– Prevenção de danos decorrentes de quedas – O Hosb implantou o protocolo de queda no intuito de identificar o risco de queda dos seus pacientes e agir preventivamente, evitando esse tipo de evento e eventuais lesões causadas por ele.
Com isso, desempenho clínico que, em conjunto com as equipes multidisciplinares, alcançam resultados importantes que colocam o hospital entre as melhores instituições de saúde do estado do Rio de Janeiro.