santa beatriz hospital de olhos

 (21) 3078.0808 ou 2626.8000

Uveíte

A úvea, também denominada trato uveal, é constituída de três estruturas: a íris, o corpo ciliar e a coroide. A íris, anel colorido que circunda a pupila, abre e fecha como a abertura da lente de uma máquina fotográfica. O corpo ciliar é o conjunto de músculos que tornam o cristalino mais espesso, para que o olho possa enfocar os objetos próximos, e que o tornam mais fino, para que o olho consiga enfocar os objetos distantes. A coroide é o revestimento interno do olho, que se estende desde a margem dos músculos ciliares até o nervo óptico, localizado na parte posterior do olho.

A uveíte é a inflamação de qualquer parte da úvea, que pode inflamar parcial ou totalmente. A inflamação restrita a uma parte da úvea pode receber o nome da zona envolvida, como irite (inflamação da íris) ou coroidite (inflamação da coroide).

A uveíte tem muitas causas possíveis, algumas limitadas ao olho e outras que afetam todo o corpo. Aproximadamente 40% dos indivíduos com uveíte apresentam uma doença que também afeta órgãos de outras partes do corpo. Independentemente de sua causa, a uveíte pode lesar rapidamente o olho e produzir complicações prolongadas (glaucoma, catarata e descolamento da retina).

Sintomas e diagnóstico

Os primeiros sintomas de uveíte podem ser sutis. A visão pode tornar-se borrada, ou o indivíduo pode enxergar pontos pretos flutuantes. A dor intensa, a hiperemia da esclera (branco do olho) e a sensibilidade à luz são particularmente comuns na irite. O médico pode ser capaz de observar vasos sanguíneos proeminentes na borda da íris, alterações sutis da córnea e opacificação do líquido que preenche o olho (humor vítreo). Portanto, médico estabelece o diagnóstico baseando-se nos sintomas e nos achados do exame físico.

Tratamento

O tratamento deve ser iniciado o mais breve possível para se evitarem lesões permanentes e quase sempre inclui o uso de corticosteroides e medicamentos que dilatam as pupilas. Outros medicamentos podem ser utilizados para tratar causas específicas (como medicamentos anti-infecciosos para eliminar bactérias ou parasitas).

Para mais informações, marque uma consulta com

Dr. Bruno Novaes

Voltar à página de especialidades

Especialidades


 Convênios Santa Beatriz
Revista Online


 Cartão Hosb

Cartão de afinidade HOSB: Consultas, exames e cirurgias a preço popular. Oftalmologia ao alcance de todos. Venha conferir e surpreenda-se! – Cartão de afinidade HOSB . feito exclusivamente para atender as suas necessidades. Consultas, exames e cirurgias agora ao seu alcance. Faça já o seu! – Agora tudo ficou mais fácil, com o cartão de […]

 
Saiba mais!

 Redes Sociais

 Unidades de Atendimento