santa beatriz hospital de olhos

 (21) 3078.0808 ou 2626.8000

Glaucoma

Glaucoma é uma doença ocular relacionada à pressão interna do olho que pode levar à cegueira se não for tratada.

A pressão muita alta do olho pode acabar lesando o nervo óptico, que é responsável pela transmissão das imagens percebidas pelo olho e levadas até o cérebro. A destruição do nervo óptico é o que torna a pessoa cega.

Infelizmente, na maioria das vezes, os sintomas do glaucoma não se manifestam ou aparecem tardiamente, quando a doença já causou uma lesão severa e irreversível.

São sintomas do glaucoma:

  • dor de cabeça;
  • visão borrada;
  • náusea e vômito;
  • forte dor nos olhos;
  • auréolas multicoloridas ao redor das luzes.

Não muito comumente, alguns bebês podem nascer com a doença, nesse caso chamada de glaucoma congênito. Os sintomas estão relacionados a olhos:

  • nublados;
  • lacrimejantes;
  • que se fecham diante da luz;
  • maiores que os das outras crianças.

Ao notar qualquer um desses sintomas, os pais devem levar o bebê, imediatamente, ao oftalmologista.

O que causa glaucoma?

Dentro do olho, flui permanentemente um líquido transparente chamado humor aquoso, que não faz parte das lágrimas responsáveis por lubrificam a superfície externa do olho.

Podemos comparar esse líquido à água que escorre por um ralo, fluindo e drenando o olho o tempo todo. Se há uma obstrução no ralo, a água se acumula e a pressão aumenta. No caso dos olhos, esse ralo é chamado de ângulo de drenagem, e a água é o humor aquoso. Quando esse ângulo fica obstruído, o humor aquoso é retido dentro do olho, aumentando a pressão ocular.

Quem tem mais facilidade para adquirir glaucoma?

Portadores de diabetes, pacientes de idade mais avançada, pessoas que tomam corticoesteroides, que usam colírios com corticoide durante muito tempo e pacientes com glaucoma na família.

Em todos esses casos, recomendamos redobrar os cuidados e aumentar as visitas ao oftalmologista.

Tipos de glaucoma

Glaucoma crônico de ângulo aberto: corresponde a maioria dos casos de glaucoma em adultos. O sistema de drenagem do olho deixa de funcionar bem à medida que a pessoa vai envelhecendo. A doença pode danificar a visão de maneira lenta e indolor.

Glaucoma de ângulo fechado: caracteriza-se pela obstrução do ângulo de drenagem. Quando essa obstrução é lenta e gradual, é chamada de glaucoma crônico de ângulo fechado e atinge, com mais frequência, pessoas de origem africana e asiática. Quando a obstrução ocorre repentinamente, é chamada de glaucoma agudo de ângulo fechado.

Glaucoma secundário: ocorre quando o ângulo de drenagem é afetado por lesões, certas drogas (como os esteroides), tumores, inflamações e vasos sanguíneos anormais.

Glaucoma congênito: manifesta-se em recém-nascidos, que devem ser levados ao oftalmologista imediatamente.

Como se trata o glaucoma?

A pessoa portadora do glaucoma precisa realizar exames regularmente, ao longo de toda sua vida.

Na maioria das vezes, o glaucoma é tratado com colírios e comprimidos, de acordo com a prescrição do oftalmologista. Nesse caso, o portador não deve nunca suspender ou trocar o colírio sem autorização do oftalmologista.

O problema também pode ser tratado com cirurgias que ajudam a controlar a pressão intraocular.

Cirurgias

Cirurgia TREC não invasiva: o oftalmologista utiliza instrumentos de microcirurgia para criar um novo canal de drenagem pelo qual o humor aquoso é liberado, diminuindo, dessa forma, a pressão.

Cirurgia a laser: indicada para pacientes com glaucoma agudo. O procedimento é realizado em consultório médico, com anestesia tópica.

O tratamento do glaucoma no HOSB

O tratamento do glaucoma no HOSB é feito por uma equipe de médicos especialistas nessa patologia, que, utilizando equipamentos de última geração, realizam todos os exames necessários para se chegar a um diagnóstico preciso e eficiente.

Nosso Hospital dispõe de um moderno equipamento chamado OCT, que detecta o glaucoma em fase inicial. Além do OCT, dispomos do equipamento Humphrey, por meio do qual é realizado o procedimento de Campimetria Computadorizada, que permite identificar alterações no campo visual.

Para mais informações, marque uma consulta com

Dra. Luciana Sacker

Voltar à página de especialidades

Especialidades


 Convênios Santa Beatriz
Revista Online


 Cartão Hosb

Cartão de afinidade HOSB: Consultas, exames e cirurgias a preço popular. Oftalmologia ao alcance de todos. Venha conferir e surpreenda-se! – Cartão de afinidade HOSB . feito exclusivamente para atender as suas necessidades. Consultas, exames e cirurgias agora ao seu alcance. Faça já o seu! – Agora tudo ficou mais fácil, com o cartão de […]

 
Saiba mais!

 Redes Sociais

 Unidades de Atendimento