santa beatriz hospital de olhos

 (21) 3078.0808 ou 2626.8000

Catarata

A catarata é definida como a opacidade da lente natural do olho (o cristalino).  Geralmente, age de maneira progressiva, e seu primeiro sintoma é a diminuição da acuidade visual, ou seja, a diminuição da capacidade de perceber a forma e o contorno dos objetos. O uso de recursos ópticos (óculos ou lentes de contato) não melhora a visão de quem tem a doença.

A catarata pode ser observada na pupila, que se torna esbranquiçada, e, além de causar diminuição da visão, pode levar à observação de imagens duplas, à confusão para ver e distinguir cores, à alteração frequente do grau de óculos, a muita dificuldade para a leitura e à piora da visão com a luminosidade do sol. Essa doença, que pode ser congênita (mais rara) ou adquirida (forma mais frequente), pode ocorrer bilateralmente e ainda é a maior causa de cegueira no mundo, atingindo milhões de pessoas.

Causas

As cataratas adquiridas, em geral, ocorrem em pessoas acima dos 50 anos e também são conhecidas como cataratas senis. Traumas oculares, uso de corticoesteroides, inflamações intraoculares, exposição excessiva à radiação ultravioleta e diversas doenças associadas, como o diabetes, são causas conhecidas. Dietas alimentares ainda são pesquisadas.

Tratamento

O tratamento disponível e reconhecido cientificamente para a catarata é, sem dúvida, a intervenção cirúrgica para a remoção do cristalino opaco. Como o cristalino é uma lente natural, quando retirado, deve ser substituído por outra lente para evitar que o paciente seja obrigado a utilizar óculos de alto grau.

As técnicas conhecidas para a cirurgia de catarata são:

  • facectomia extracapsular;
  • facoemulsificação.

Antes da cirurgia de catarata, são realizados exames pré-operatórios que vão determinar o grau da lente intraocular para implante e a melhor técnica a ser usada na cirurgia. Os resultados cirúrgicos, geralmente, são muito bem-sucedidos e, no pós-operatório, faz-se acompanhamento prolongado e uso de medicamentos específicos.

O que é facoemulsificação?

É um procedimento cirúrgico que remove, com o auxílio de um equipamento específico, a catarata, trazendo as seguintes vantagens:

  • menos pontos;
  • menor incisão cirúrgica;
  • menor tempo de cirurgia;
  • possibilidade de colocar lentes intraoculares (LIO) dobráveis.

Juntos, esses fatores buscam maior segurança cirúrgica, rápida recuperação da visão e maior precisão na correção óptica.

O HOSB oferece a seus clientes o que há de mais moderno em cirurgia de catarata por facoemulsificação. Possuímos os aparelhos mais modernos do mundo, que auxiliam seu cirurgião na certeza de atingir um excelente resultado cirúrgico.

Lente intraocular multifocal

A partir dos 40 anos de idade, o olho humano perde, gradativamente, a capacidade de focalizar os objetos mantidos a uma distância normal de visão.  Essa condição é conhecida como vista cansada ou presbiopia.

Por isso, pensando em nosso bem-estar, o HOSB traz a lente intraocular (LIO) multifocal: mais um avanço da medicina, que gera muitos benefícios! Veja esses benefícios a seguir.

Benefícios da lente intraocular multifocal

Grandes avanços foram conquistados na cirurgia de implante de lentes intraoculares e, por isso, esse é um dos procedimentos mais seguros e bem-sucedidos realizados atualmente.

Depois de remover nossa lente natural, que perdeu a transparência e a capacidade de focalização, o cirurgião a substitui por uma lente intraocular (LIO). Essa lente artificial funciona como a nossa lente natural.

Atualmente, já existe uma lente intraocular de tecnologia avançada que nos proporciona a melhora da visão tanto para perto como para longe, sem o uso de óculos.

A LIO multifocal proporciona uma série de benefícios. O uso de ambas as tecnologias, difrativa e refrativa, melhora a visão para perto, intermediária e para longe. Os estudos clínicos demonstraram que, em 90% dos casos, os usuários da lente intraocular multifocal não necessitam mais do uso de óculos, índice muito superior quando comparado aos usuários em que foram implantadas as LIOs monofocais. Além disso, a apodização reduz os fenômenos fóticos, tais como glare e halos (associados à visão noturna), e o design da zona óptica da lente proporciona visão de alta qualidade.

Vejamos alguns depoimentos:

“Uma lente intraocular multifocal, colocada em pacientes que se submeteram à cirurgia de catarata […], permitiu não usar mais óculos em 90% dos casos” (Fonte: site Dr. Visão).

“A lente intraocular multifocal tem tudo para ser o objeto de desejo das pessoas que já ultrapassaram a barreira dos 40 anos e enfrentam os incômodos do eterno tira-põe dos óculos para perto e para longe” (Fonte: site Folha Online).

Faça a opção pelo melhor para seus olhos: LIO multifocal, vendo de perto e de longe as coisas boas da vida!

Para mais informações, marque uma consulta com

Dr. Dan Adrian

Voltar à página de especialidades

Especialidades


 Convênios Santa Beatriz
Revista Online


 Cartão Hosb

Cartão de afinidade HOSB: Consultas, exames e cirurgias a preço popular. Oftalmologia ao alcance de todos. Venha conferir e surpreenda-se! – Cartão de afinidade HOSB . feito exclusivamente para atender as suas necessidades. Consultas, exames e cirurgias agora ao seu alcance. Faça já o seu! – Agora tudo ficou mais fácil, com o cartão de […]

 
Saiba mais!

 Redes Sociais

 Unidades de Atendimento