santa beatriz hospital de olhos

 (21) 3078.0808 ou 2626.8000

Cirurgias de plástica ocular

Para que a visão possa funcionar perfeitamente, as pálpebras e as estruturas anexas do globo ocular devem funcionar bem. A plástica ocular destina-se à correção de alterações que venham a afetar esse bom funcionamento.

As alterações nas pálpebras e estruturas anexas do globo ocular podem estar relacionadas a problemas diversificados, abrangendo doenças das pálpebras, das vias lacrimais e da órbita, incluindo também anomalias do desenvolvimento, tais como lesões traumáticas, neoplasias, etc.

Vejamos, a seguir, algumas condições que levam à necessidade de cirurgia de plástica ocular.

ECTRÓPIO PALPEBRAL

É a eversão da borda da pálpebra, ou seja, a pálpebra tende a virar para fora. Nesse caso, o bordo palpebral deixa de proteger a conjuntiva, pois fica virado para o exterior. O ectrópio afeta apenas a pálpebra inferior, podendo ser congênito ou adquirido. O tratamento é cirúrgico.

ENTRÓPIO PALPEBRAL

É a inversão da borda palpebral em direção ao globo ocular, fazendo com que a pele e os cílios toquem não só a córnea mas também a conjuntiva do paciente, o que pode afetar a pálpebra tanto superior quanto inferior. O entrópio pode ser congênito, reflexo ou adquirido. O tratamento é cirúrgico.

TRIQUÍASE

É uma alteração nos cílios que faz com que eles nasçam virados em direção ao globo ocular, causando irritações e/ou úlceras de córnea.

DISTIQUÍASE

É uma fileira a mais de cílios que se localiza na borda posterior da pálpebra. O tratamento depende da quantidade de cílios que tocam o globo ocular e pode ser feito por cauterização ou cirurgia, com enxerto de mucosa.

PTOSE

É a queda da pálpebra superior abaixo de sua posição normal, impossibilitando, muitas vezes, a visão. O tratamento é cirúrgico.

ENUCLEAÇÃO

É a retirada total do globo ocular, em que se preserva somente a musculatura e o coto do nervo óptico. Indicações: tumores intraoculares, trauma severo, olho muito atrófico e oftalmia simpática.

EVISCERAÇÃO

É a completa remoção do conteúdo do globo ocular, preservando a esclera do paciente. Indicações: trauma ocular, glaucoma absoluto, processos inflamatórios, endoftalmite resistente ao tratamento intravítreo.

Importante!
Nos dois casos (enucleação e evisceração), é colocada uma prótese no momento da cirurgia (exceto na cirurgia de emergência) e, posteriormente, ocorre a adaptação de uma lente escleral.

 

CALÁZIO

É o processo inflamatório das glândulas de Meibomius. O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico.

 

OBSTRUÇÃO DAS VIAS LACRIMAIS 

É uma condição que provoca lacrimejamento e infecções agudas ou crônicas. O tratamento, até os 6 meses de idade, deve ser feito com massagens localizadas, mas, após essa idade, deve ser realizado por meio de sondagem das vias. Caso não seja obtido sucesso com esse tipo de tratamento, é feita a cirurgia de dacriocistorrinostomia, com anestesia geral. No pré-operatório do paciente, é comum a realização de uma dacriocistografia para que seja visualizada toda a extensão da via lacrimal.

 

DERMATOCALASE

É o excesso de pele nas pálpebras superiores e/ou inferiores, normalmente acompanhado de bolsas protusas de gordura. O tratamento é cirúrgico, e a técnica aplicada é a blefaroplastia estética.

TUMORES PALPEBRAIS

São tumores que devem ser retirados e submetidos à biópsia para serem diferenciados em benignos ou malignos. O tratamento é cirúrgico e, muitas vezes, compreende a reconstrução da pálpebra acometida.

TRAUMAS PALPEBRAIS E/OU CANALICULARES

São traumas cuja cirurgia reconstrutiva e/ou reparadora necessita, muitas vezes, vir acompanhada de outros procedimentos para melhora estética.

 

Voltar à página de cirurgias

Cirurgias


 Convênios Santa Beatriz
Revista Online


 Cartão Hosb

Cartão de afinidade HOSB: Consultas, exames e cirurgias a preço popular. Oftalmologia ao alcance de todos. Venha conferir e surpreenda-se! – Cartão de afinidade HOSB . feito exclusivamente para atender as suas necessidades. Consultas, exames e cirurgias agora ao seu alcance. Faça já o seu! – Agora tudo ficou mais fácil, com o cartão de […]

 
Saiba mais!

 Redes Sociais

 Unidades de Atendimento