santa beatriz hospital de olhos

 (21) 3078.0808 ou 2626.8000

Cirurgias corneanas

 TRANSPLANTE DE CÓRNEA

Como funciona?

A ceratoplastia penetrante, ou transplante de córnea, é um procedimento capaz de restaurar a visão nos casos de cegueira ou baixa acuidade visual secundárias a patologias corneanas.

A cirurgia pode ser realizada sob anestesia geral ou local, e consiste na substituição da córnea lesada por uma nova córnea doada. A córnea doada pode ser captada até 6 horas após a parada cardíaca ou a qualquer tempo, no caso de morte cerebral atestada por, pelo menos, dois neurologistas diferentes e comprovada por exame complementar. A doação só pode ser efetivada mediante autorização da família.

O pré-operatório deve ser cuidadoso, no sentido de afastar outras patologias associadas que possam contribuir para a diminuição visual, tais como glaucoma, doenças da retina ou da mácula, catarata, entre outras. No pós-operatório, a recuperação visual é gradual e, usualmente, a visão final é alcançada em 12 meses, embora haja melhora mesmo antes desse período.

O transplante de córnea é, atualmente, uma cirurgia bastante segura, embora seu sucesso dependa da técnica cirúrgica e do pós-operatório, pois faz-se necessário um cuidadoso acompanhamento, com remoção dos pontos no momento correto. Também é fundamental que uma possível rejeição seja imediatamente identificada e tratada, para garantir a boa qualidade visual e minimizar a possibilidade de nova intervenção.

                                                       Procedimento cirúrgico de transplante de córnea.

PRINCÍPIOS E INDICAÇÕES PARA CIRURGIAS DE CÓRNEA

Toda cirurgia realizada visa à recuperação total ou parcial da visão do olho afetado. A extensão da recuperação visual vai depender de uma série de fatores e da magnitude dos riscos e complicações que podem ocorrer durante e após a cirurgia.

As indicações mais frequentes para a realização do transplante de córnea (ceratoplastia penetrante) são:

  • ceratocone;
  • opacidades;
  • distrofias corneanas;
  • infecções por herpes;
  • queimaduras oculares;
  • úlceras ou cicatrizes da córnea;
  • ceratopatia bolhosa do pseudofácico.

RISCOS E COMPLICAÇÕES DAS CIRURGIAS DE CÓRNEA

Algumas cirurgias relacionadas à córnea necessitam da abertura do globo ocular, o que, como em qualquer cirurgia, expõe o olho a riscos, como hemorragia e infecções. O trauma cirúrgico, mesmo sem intercorrências, pode precipitar complicações em olhos predispostos.

Portanto, sempre que possam concorrer para aumentar as chances de complicações que venham a comprometer o olho e diminuir a possibilidade de recuperação da visão, os procedimentos padrão podem não ser possíveis ou aconselháveis.

CORREÇÃO DO CERATOCONE

A cirurgia clássica para a correção do ceratocone é o transplante de córnea. Como o transplante é uma operação que engloba vários riscos e também a necessidade de um doador, existem outras duas opções para o tratamento. As técnicas mais usadas são:

  • ceratoplastia condutiva – usada para corrigir o astigmatismo assimétrico da córnea e reposicionar o cone;
  • implante de anel intraestromal corneano – consiste na colocação de um pequeno anel que aumenta a estabilidade da córnea e permite o uso de óculos ou lentes de contato.

Córneas com um grau avançado de ceratocone obtêm melhores resultados quando submetidas a um transplante. Já para os grandes deslocamentos do cone, é indicada a ceratoplastia condutiva. As duas técnicas podem ser utilizadas em conjunto, e a realização de exames pré-operatórios é fundamental para determinar o procedimento ideal.

A cirurgia é rápida e bastante confortável, possibilitando o retorno imediato às atividades de rotina. A recuperação visual total, no entanto, pode levar até três meses. A anestesia é tópica, ou seja, por meio de uso de colírio anestésico, e o procedimento tem duração média de apenas 15 minutos. Apesar disso, aconselhamos o paciente a permanecer no hospital por algumas horas para ter melhor acompanhamento pré e pós-operatório.

Voltar à página de cirurgias

Cirurgias


 Convênios Santa Beatriz
Revista Online


 Cartão Hosb

Cartão de afinidade HOSB: Consultas, exames e cirurgias a preço popular. Oftalmologia ao alcance de todos. Venha conferir e surpreenda-se! – Cartão de afinidade HOSB . feito exclusivamente para atender as suas necessidades. Consultas, exames e cirurgias agora ao seu alcance. Faça já o seu! – Agora tudo ficou mais fácil, com o cartão de […]

 
Saiba mais!

 Redes Sociais

 Unidades de Atendimento