Retina e Vítreo

A retina é o tecido sensível à luz localizado na parte mais interna do globo ocular e é imprescindível para uma boa visão.
Os raios luminosos são focalizados na retina através da córnea, pupila e cristalino e são convertidos em impulsos através do nervo óptico até o cérebro, onde eles são interpretados como as imagens que vemos.

O globo ocular é preenchido com um gel claro chamado vítreo o qual apresenta pontos de adesão à retina.
Às vezes pequenos grumos de gel ou células dentro do vítreo provocam sombras na retina permitindo a visualização de manchas ou pontos móveis no campo de visão.
Sintomas: “flashes” ou o início súbito de ”moscas volantes” que deve ser examinado pelo oftalmologista, que examinará cuidadosamente que são sintomas de roturas e ou descolamentos de vítreo e posterior retina.

Tratamento: o tratamento do descolamento de retina promove o reposicionamento da retina ao local de origem.
Os principais procedimentos são com LASER, retinopexia e vitrectomia e troca fluído gás com ou não implante de óleo de silicone. Cada procedimento tem indicação específica e o oftalmologista retinólogo examinará o tratamento adequado para cada caso.

Doenças comuns em Diabéticos que são as Retinopatias Vasculares e Degeneração Macular Relacionada a Idade são tratados especificamente por nossos especialistas em retina e vítreo e o tratamento específico com laser ou injeção intravítrea de agente quimioterápico.

Faça o seu Pré-Agendamento

Com o nosso pré-agendamento online, você faz seu cadastro e nossa equipe de atendimento entrará em contato com você.